Âncora Júnior

Berçário

Papinha, caminha e colinho

Dos quatro meses aos primeiros passos, o bebé encontrará no nosso berçário um espaço de conforto muito acolhedor. Aqui acontecem as primeiras descobertas: os afetos, o tato, as cores e os sons. O berçário é composto pela sala-parque, a sala de dormir e a área de higiene, complementado por uma copa de leite. A sala tem áreas amplas de movimentação e é equipada com recursos que estimulam a exploração: mobiles, caixas de música, livros de pano, espelho, tapete do bebé, barra de locomoção entre outros.

Creche

Primeiros passinhos e amiguinhos... aqui vou eu!

Nesta sala de transição para o Jardim de Infância, as brincadeiras do faz de conta começam a ganhar forma. A criança ganha cada vez mais autonomia e com ela cresce também a vontade de explorar novos conhecimentos. Mantendo as necessidades de conforto, de segurança física e psicológica, as crianças não só começam a socializar e interagir mais umas com as outras, como também estão mais aptas a desenvolver-se a nível cognitivo, físico e social. Os espaços da sala começam a dividir-se para dar espaço a várias zonas de brincar: a área da casinha, o espaço do conto, a área dos blocos/legos/encaixes, sem esquecer a zona de trabalho que irá proporcionar, de forma lúdica, novas experiências ao nível da iniciação da linguagem, do conhecimento do mundo e da expressão plástica.

Jardim de Infância

Letras, números e um mundo por explorar

As brincadeiras com os amigos e a exploração do mundo são uma constante. Com alegria e imaginação, a criança consegue identificar as várias áreas disponíveis: o espaço de aprendizagem onde se aprendem os temas de vida e se fazem trabalhos manuais, a zona da casinha, da garagem, da lojinha e a área do conto/leitura. Um mundo de possibilidades de brincadeira e descoberta surgem aos olhos da criança. Distinguem-se os espaços de aprendizagem e os espaços lúdicos, que complementam uma área central ampla onde a criança pode interagir livremente e estabelecer contato com os seus amigos. É importante estimular a segurança e a confiança da criança para que, mesmo no mundo da imaginação e fantasia, a criança possa encontrar soluções para ultrapassar as suas dificuldades e problemas. Enquanto a amizade entre amigos se fortalece, nesta sala procuram-se consolidar as aprendizagens que a criança foi adquirindo ao longo da sua primeira infância, promovendo o seu desenvolvimento global, a sua integração social e preparando-a para uma boa progressão para o 1º ciclo. Incentiva-se o gosto pela escrita e leitura, pelo raciocínio matemático, pela criatividade e responsabilidade ligada à ajuda e cooperação em várias tarefas de rotina diária.